Curso de Guias - A Reportagem

No passado Sábado, dia 21 de Novembro, a Chefia do Grupo 166 proporcionou aos Guias e Sub-Guias da Tribo de Escoteiros e de Exploradores um pequeno curso informativo sobre o Método Escotista.
O curso teve inicio pelas 18 horas de Sábado e terminou pelas 15 horas de Domingo.
Pedimos desculpa mas não podemos relatar o acontecido pois essas inormações são ultra, mega secretas!!!! Só vos podemos dizer que os vossos Guias e Sub-guias de Patrulha aprenderam de certeza muitas coisas novas, engraçadas e úteis e que vão fazer, de certeza, um trabalho ainda melhor nas patrulhas!
A animação reinou durante toda a actividade e no fim a avaliação foi positiva.



A Rita Poeira muito concentrada a aprender coisas novas!

Para onde estariam eles a olhar???

A noite foi divertida!


As espetadas ficaram muito boas!

Obrigado pelo jantar, Chefe Anabela.

A Filipa e a Ana sempre muito participativas.

Não foi só trabalho, também nos divertimos muito!

Concentração... trabalho....

Fotografia de grupo



Será que acertámos???


O Chefe Dinis (em cima) e o Chefe Mário (em baixo) prepararam tudo com
muita atenção e não deixaram faltar nada!

Pedimos desculpa mas o resto das fotografias são confidenciais ... :-)

COMENTA!!
Mensagem de Baden-Powell aos Guias


Quero que vós Guias de patrulha, instruais as vossas patrulhas inteiramente por vossa iniciativa, porque vos é possivel conquistar cada um dos rapazes da Patrulha e fazer dele um Homem Bom.

De nada serve terdes um ou dois rapazes excelentes, se o resto não prestar para nada. Deveis procurar torná-los a todos razoávelmente bons. O meio mais eficaz para o conseguir é o vosso próprio exemplo, porque o que vós mesmos fizerdes, os vossos Escoteiros farão também.

Mostrai-lhes que sabeis cumprir ordens, quer vos sejam dadas verbalmente, quer sejam impressas ou escritas, e que as executais, quer o vosso Chefe esteja presente ou não.

Mostrai-lhes que podeis alcançar insignias de competência, e os vossos rapazes irão atrás sem precisardes de os convencer. Mas lembrai-vos de que os haveis de guiar e não empurrar.

Baden-Powell

Encontro de Coleccionismo

Foi um Sábado em cheio! Realizou-se em Faro mais um Encontro de coleccionismo.
Desta vez os Escoteiros de Portugal estiveram "em alta"! Este ano, além da presença habitual da Chefe Sónia, da Chefe Adelaide e do Caminheiro Nuno, tivemos a honra de ter a presença do Chefe Virgilio, cuja visita já era esperada há muito tempo e do Chefe Claudio Marrana.
O Grupo 166 e o Clube de Colecionadores de Objectos Escotistas receberam este ano 15 Expositores, dos quais 3 de Espanha e 1 de Inglaterra. Agradecemos desde já a sua presença, bem como de todos os coleccionadores que se disponibilizaram e vieram mais uma vez mostrar as suas colecções aos Escoteiros do Algarve.
Agradecemos também a todos os acompanhantes e colaboradores, bem como a todos os Grupos e visitantes.
As Escoteiras Catarina Gomes e Joana Madeira também levaram as suas colecções e foi muito bom vê-las entusiasmadas e a interagirem com os outros coleccionadores. A Catarina colecciona autocolantes escotistas e a Joana colecciona calendários e já tem mais de 1700!!
Para o ano o Encontro não se realizará nos moldes que conhecem pois será a nossa vez de realizar o Encontro Nacional do Clube!

Agora vejam as nossas fotografias e deixem os vossos comentários




Fotografia de Grupo (com algumas faltas...)
 



Momento de descontrair (Adelaide e Nuno)


A visita dos nossos "afilhados"
o Grupo em Formação de Lagoa


A caminheira Inês sempre rodeada de Lobitos



A Catarina a trocar alguns autocolantes para a sua colecção


O Chefe Virgilio, o Caminheiro Nuno e o Chefe Eusébio




IV Encontro de Coleccionismo Escotista

14 de NOVEMBRO DE 2009
ESCOLA SECUNDÁRIA PINHEIRO E ROSA

Alcateia e Tribo de Escoteiros- 15 horas à entrada da Escola, Uniformizados

Tribo de Exploradores - 10 horas à Entrada da Escola, Uniformizados 


Clã - visita a exposição durante a tarde no horário que entender. As equipas devem reunir para adiantar os empreendimentos





PARA LOBITOS, ESCOTEIROS, EXPLORADORES, CAMINHEIROS, CHEFES, INSTRUTORES, AMIGOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, FAMILIA..... PARA TODOS!!! APAREÇAM!!!

TRAZ A TUA COLECÇÃO E VEM ENRIQUECÊ-LA CONNOSCO

Alcateia no Aniversário do Grupo 197

Neste ultimo sábado a nossa Alcateia esteve presente no Acampamento organizado pelo Grupo 197 de Quelfes para celebra o seu aniversário sobre a temática "Astronomia". Foi um dia bastante divertido, fizemos muitos jogos e os Lobitos apanharam muitas bolotas mas diziam que a árvore que dava bolotas era a beloteira. A Aquelá aproveitou a situação e pediu aos Lobitos para investigarem e depois enviarem um e-mail á Aquelá a informar qual o nome certo da árvore que dá bolotas. Responderam 3, a Lia, a Leonor e Joana Reis, que ganham um Chupa-Chupa como prémio. Como a Baguerá (Eu!!) estava "lesionada", contamos com a ajuda da nossa Balu ( a mãe Beti ) e dos caminheiros Nuno e Inês que muito animaram as Alcateias presentes. Entretanto, recebemos a notícia que a nossa Alcateia ganhou o prémio da melhor Alcateia em Campo. Parabéns a todos. Aqui fica uma amostra de como foi o dia.

Obrigado 197 pelo dia bem passado!!












Aniversário do Grupo 197

Este fim-de-semana (7 e 8/11/2009) a Tribo de Escoteiros participou no aniversário do Grupo 197, no qual, o tema foi a "Astronomia". Contando com a participação dos Grupos, 6, 60, 77 e 195.
A nossa Alcateia, esteve presente no sábado, que por sua vez, recebeu o prémio de "Melhor Alcateia em campo".
Houve diversas actividades, seguimento de pista, slide, concurso de culinária... ou seja muita acção.
No Domingo tivemos um abandono de campo, a Catarina Madeira estava meio adoentada. Espero que melhores o quanto antes.

Parabéns 197!!! Pela actividade que nos proporcionaram...



Obrigado Guéu!

JOTA JOTI 2009

Nos dias 16, 17 e 18 de Outubro, a Tribo de Escoteiros participou na Maior Actividade do Movimento, o JOTA/JOTI. O qual contou com a participação de 300 escoteiros, na estação da Região Sul.

Parabéns à Chefia Regional da Região Sul que organizou o JOTA/JOTI de 2009 .
Cada patrulha teve a oportunidade de participar em ambos os eventos. Gostaram dos atelier's organizados pelos Grupos da Região, onde a imaginação, era o seu limite.
Onde tiveram também a oportunidade de trocar experiências com elementos de outros grupos.

Acima de tudo, a diversão esteve sempre presente...

"Onde há diversão, há satisfação..."

Empreendimentos de Clã

Já se começa a ver trabalho... As equipas estão a dar o máximo e não tarda vamos ter noticias dos primeiros empreendimentos do ano. Acompanhem no Blog do Clã todos os pormenores.


Nuno, Rita Zambujal, Inês e Gonçalo


 
Diogo Poeira e Carlos

 
Jessica e Rita Madeira