Expedição da Tribo Maori


A Expedição do trimestre foi sem sombra de dúvida, o ponto alto do 1º trimestre deste ano escotista. A tribo de Exploradores "Maori" do grupo 166 do Montenegro, esteve acampada no Parque Aventura Ecotrilhos, situado no Conselho de S.Brás de Alportel, nos dias 11,12 e 13 de Dezembro de 2009.

O programa de actividades foi variado. A actividade iniciou-se na sexta-feira às 19:30, hora em que os elementos da tribo partiram de Faro de autocarro rumo a S.Brás de Aloportel. Uma vez chegados a s.Brás de Aportel, fizeram um raid de 5 kms até ao local do acampamento e procederam à montagem das tendas ...

No sábado de manhã os elementos tiverem Instrução de Orientação (mapas e sua orientação, escalas, azimutes, coordenadas UTM e linha base), depois tiveram instrução de 1ºs Socorros, a qual foi dada por uma socorrista da cruz vermelha, convidada por uma das equipas de expedição. No sábado à tarde as patrulhas Lince e Esquilo, participaram num raid de orientação de 9 kms, onde tiveram oportunidade de aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a manhã, para além de terem de se orientar, pelo caminho tinham de descobrir mensagens com pistas e aplica-las e mensagens com tarefas a desempenhar. As Tarefas estavam relacionadas com o socorrismo...onde por vezes os elementos tiveram de reagir sobre stress, prestando assistência a "feridos". Foi muito divertido...os chefes ainda riram um pouco à custa de alguma atrapalhação das patrulhas.

No Domingo de manhã, a tribo Maori, teve oportunidade de desfrutar de um deslize panorâmico sobre o parque, num percurso de slides com 1300 metros. O 1º slide foi o que custou mais, mas a partir daí foi pura diversão . No Domingo à tarde procedeu-se à desmontagem de campo e fez-se um raid de 5 kms desde o local do acampamento até ao terminal rodoviário de S.Brás de Alportel.


A actividade é um acampamento de dois dias e meio, o qual terá lugar perto da povoação do Alportel, que se situa aproximadamente a 5km de S.Brás de Alportel.